Ao contrário do que tem acontecido com os clubes da região que em sua maioria estão fechando as portas, o São Joaquim Futebol Clube – Espigão tem se agigantado nos últimos anos e é motivo de orgulho para a cidade de São Joaquim da Barra.
Com uma gestão inteligente e eficiente, o clube tem passado por constantes transformações e melhorias que o estão transformando no clube referência da região.
O sucesso do Espigão certamente pode ser atribuído aos homens de visão que compõem sua Diretoria, atualmente presidida pelo Sr. Júlio César Barbosa, que tem história no clube. Foi, inclusive, integrante do time de futebol que conquistou a estrela dourada que compõe o símbolo do clube com a vitória do Campeonato Paulista de Futebol Profissional em 1995.
Projetos ambiciosos foram se somando e foram sendo tornados realidade, o que atraiu milhares de novos sócios e resgatou tantos outros que conheceram o clube em seus áureos tempos; além dos visitantes da região que se admiram com a estrutura de lazer e esportes.
Uma das primeiras grandes melhorias realizadas no clube foi a academia. Moderna, espaçosa, bem equipada e com acompanhamento constante de educadores físicos. No final do ano passado recebeu um climatizador, o que tornou o ambiente ainda mais agradável e é mais um de seus muitos diferenciais.
A construção da choperia foi um marco para o clube e trouxe identidade para o local, reafirmando o Espigão como espaço de lazer e convívio familiar. Situada no coração do clube ela abriga grupos de amigos que se reúnem para um bate-papo; pais que podem curtir enquanto vigiam seus filhos brincando; famílias que vem desfrutar do almoço de final de semana; colegas de trabalho para um happy hour, etc. Foi recentemente ampliada e vem recebendo melhorias constantes a fim de acompanhar o crescimento do clube e acolher as centenas de frequentadores diários.
O ginásio de esportes foi revitalizado e hoje abriga a Escola de Futsal, projeto em parceria com o Governo do Estado de São Paulo que tem por finalidade educar a criança na prática do esporte. É também palco para torneios de diversas modalidades esportivas, sendo mais uma afirmação do foco nas raízes do clube.
A implantação da Escola de Dança é mais uma das iniciativas para encaminhar as crianças no desenvolvimento físico, social e coletivo, além de gerar cultura para nossa cidade, trazendo um enorme público para as apresentações de ballet.
O espaço físico do salão é agora aproveitado em favor do sócio abrigando uma ampla e diversificada sala de jogos e sendo utilizado para recreação em grandes eventos.
E se o assunto for recreação, aí as possibilidades são infinitas. Dá pra se divertir na areia, fazendo castelos, cavando buracos, descendo de escorrega, brincando no balanço, aproveitando os mais variados brinquedos. Dá pra praticar um esporte despretensioso na quadra, onde cabem todas as idades e o que manda é a diversão. Dá pra brincar no espaço anexo à choperia com segurança e proteção. E agora também dá pra curtir o parque aquático.
Sim, São Joaquim agora tem um parque aquático e ele só poderia estar no Espigão. Inaugurado dia 11 de janeiro recebeu um número recorde de visitantes em toda a história ao longo desses cem anos de existência do clube. Foi um dia inteiro de euforia e celebração e tem sido assim ao longo de todos os dias desta semana.
O parque aquático ficou moderno, bonito, grande, diversificado e seguro. Aliás, segurança foi um item chave na execução deste projeto. Em todas as suas fases foram contratados profissionais e empresas especializados e com renome no mercado. Os brinquedos, instalados pela empresa Speed Kids, são certificados pelo INAC que é credenciado Inmetro, em conformidade com a ABNT 16071/12, norma de segurança para playground. Os vidros são especiais para esse tipo de ambiente, sendo mais grossos do que o comum e com várias camadas de películas intercaladas com as chapas de vidro, impedindo assim a ruptura total da peça. A tinta é uma espécie de borracha líquida, própria para parques aquáticos. A equipe de guarda-vidas atua durante todo o tempo de funcionamento do parque. Também há preocupação ambiental com a água que é reutilizada e tratada diariamente.
Sem dúvida, o mais audacioso projeto já implantado no clube e esta é apenas a fase 1, muita coisa ainda está por vir.
E isso tudo é apenas o que se pode ver. Muito mais foi feito. A gerente geral do clube, Marina Fisher, listou cada uma das realizações apenas nesses últimos três anos em que o clube esteve sobre a presidência do competente Júlio César Barbosa e que constam no final desta matéria.
Muito foi feito, mas fazer é a ponta final do processo. Antes de tudo é preciso ter visão para saber o que fazer. É preciso ponderar, dentre todas as necessidades, qual vai abranger um maior número de benefícios. É preciso pensar grande para que os projetos tenham o tamanho do gigante Espigão e é preciso pensar pequeno para que cada sócio esteja inserido.
Esse é o segredo do Espigão: homens de visão, sérios e comprometidos gerenciando o clube. Os membros da diretoria 2017-2019, com gestão até 19 de janeiro, são Júlio César Barbosa – presidente, Sérgio Baptistucci – vice-presidente, Carlos Contin, Washyngton Fernandes, Márcio Ferreira, Ivo Namam, Anderson Guedes, Willians Polo, Alfredo Sobreira, José Carlos, Alcides Vilani, Marco Alvarenga, além dos recém empossados Fernando Gonçalves, Eduardo Pedersoli e Djair Tavares. Eles vem realizando um grande feito. São visíveis as mudanças estruturais do clube e são visíveis também as mudanças de comportamento dos sócios que atualmente vivem a tríade que é lema desta diretoria: lazer, esporte, família.
A partir daí, o clube estará sob a gestão do Sérgio Baptistucci, que foi um dos pioneiros no projeto de revitalização do Espigão e receberá todo o apoio do Júlio César e desta competente diretoria para dar continuidade ao trabalho no ano de 2020, ano do centenário do clube. Muito ainda está por vir em comemoração aos 100 anos do São Joaquim Futebol Clube – Espigão.
Hoje, a sensação dos que frequentam o clube é a de que estão passeando de férias. Enquanto uns estão curtindo o moderno parque aquático, outros estão se refrescando na piscina olímpica, outros estão batendo uma bolinha ou jogando uma partida de tênis ou vôlei. Há quem prefira correr ou caminhar no campão, usar os aparelhos da academia com acompanhamento dos educadores físicos ou fazer uma das aulas que vão do alongamento ao circuito. É possível também se divertir no imenso parquinho de areia ou no reservado e dinâmico Espaço Kids ou simplesmente relaxar tomando um suco, um chopp ou quem sabe um drink na central e sempre movimentada choperia. E se for final de semana, tudo isso vem acompanhado de show ao vivo.
Não dá pra não admirar o trabalho que vem sendo feito. Não dá pra não encontrar algum lazer pra se identificar. Não dá pra não se orgulhar.
Espigão, pode crescer que a gente está gostando e está curtindo.
Segundo a gerente geral do SJFC – Espigão, ano passado sob a presidência de Júlio César Barbosa, a Diretoria 2017/2019 realizou diversos eventos sociais e esportivos além de melhorias estruturais no clube, sendo:
Eventos Sociais:
- Grito e Carnaval;
- Dia das mães; Dia dos Pais; Dia das Crianças Jurassik Park Espigão; Páscoa; Dia dos namorados;
- 1ª Feijoada do Espigão;
- Noite dançante, Dança Comigo!;
- 1ª e 2ª Festa do Chopp;
- 1ª e 2ª Festa dos anos 70,80 e 90;
- Cinema no Clube;
- Recreação mensal; Recreação – Férias no Espigão;
- 1º, 2º e 3º Espetáculo de Balé;
- Festa Junina;
- Quintaneja;
- 1º Festival de Caldos; 1º Festival de lanches hambúrguer; 1º Festival de comida de boteco; 1º Macarrão ao vivo; Happy Hour de sábado;
- 1ª e 2ª Confraternização de funcionários e diretoria;
- Aniversário do clube com diversas atrações sociais e esportivas;
- Copa do mundo e Champions League no clube com telão e decoração;
- Shows semanais na choperia;
- Festival de Inverno no Espigão com orquestra acadêmica do Centro Cultural e alunas de balé do Espigão;
- Jogo do SJFC campeões de 1995 x Seleção Brasileira de Master; Jogo e Confraternização de ex-jogadores do SJFC Campeões de 1995;
- Organizado Modalidade de judô;
- Realizou diversas Homenagens: Walter Diab, Maxwell Cove, Carlos Contin, Marco Alvarenga.
Eventos Esportivos:
- 1º, 2º, 3º e 4º Torneio de vôlei feminino;
- 1º,2º e 3º Torneio de futebol society acima de 35 – Master;
- 1º,2º e 3º Torneio de futebol Society livre;
- Open de tênis, Aberto de Tênis, Copa interclube de tênis, Barragem;
- Torneio de truco;
- Gincana fitness;
- Amistosos de futsal e campo;
- 1º Torneio de tênis de Mesa;
- 1ª e 2ª Copa Espigão de futsal;
- 1ª Copa Espigão de futebol de campo;
- Criação da escola de futebol de campo Espigão;
- Participação de torneios regionais Sul/Minas de futsal; Festival de futsal; Torneio da Liga Salense de Futebol de campo;
- Eventos esportivos com a promoção beneficente dos sócios com caixas de leite para o Hospital do Câncer de Barretos AVCC.
Melhorias e investimentos:
- Pintura do Clube em geral;
- Construção da nova portaria, instalação de Câmeras de monitoramento;
- Reforma da choperia com a construção da almoxarifado e melhoria do piso;
- Reforma do campo de society;
- Compra de diversos equipamentos para a academia além da instalação de climatizador, Pintura e reforma das quadras de saibro tênis e de cimento e da quadra de futsal de cimento;
- Aquisição de um desfibrilador e equipamentos de primeiro socorros;
- Pista de Alimentação para almoço de domingo, Reforma e pintura do Estádio;
- Criação e Reforma das salas de balé e dança no melanina do salão;
- Construção do Parque Aquático Espigão;
- Eventos de porte grande com o auxílio de ambulância, seguranças e bombeiros;
- Informativos Espigão, Loja Espigão;
- Iluminação de LED na quadra poliesportiva;
- Iluminação de LED no Parque Aquático;
- Iluminação de LED na pista de caminhada;
- Iluminação de LED no salão social;
- Reforma da sala de jogos;
- Aquisição das mesas de tênis de mesa, pebolim, xadrez, futebol de mesa e mesa de carteado;
- Outorga para perfuração do solo para água;
- Aquisição de programa de administração de gerenciamento de clube e choperia, Aquisição de novos computadores e TVs para Secretaria, portaria e choperia, Câmara fria da choperia;
- Visita com diretores e funcionários ao Praia Clube de Uberlândia
Fonte: Matéria publicada pelo Jornal Vitrini em 18/01
Agradecimento: Jota Roberto